Egoísmo

Encontros, desencontros e troca de experiências sobre a vida a dois.

Moderadores: Fadinha, Fluminense, Prinz Mauritz, Moderação

Egoísmo

Mensagempor Lua em 26 Jul 2010, 08:51

Vendo um programa de TV que abordava a importância em estimular a criança a emprestar os briquedos para os coleguinhas, para praticar o desapego e não ser egoísta, descobri que sou egoísta. Eu detesto emprestar qq coisa minha. Sinto calafrios quando me pedem livros, filmes, roupa, brincos. Pavor! Nunca gostei de emprestar, não pego nada emprestado e não irei ensinar para meus filhos que isso é bonitinho, pq não acho.
Acho feio também a pessoa que pede tudo emprestado. Vc acaba de comprar uma blusa e vem a pessoa pedir emprestado. Que chatice!
Sei que a sociedade prega que o bonito é mesmo ser altruista, mas pra mim não faz sentido algum. Qual o problema em gostar das suas coisas só pra vc?
Eu prefiro comprar um livro novo e dar para a pessoa do que emprestar o meu.
E vocês, como são?
"Quando as pessoas concordam comigo tenho sempre a impressão de que estou errado" Oscar Wilde
Lua
Sem-tetista experiente
Sem-tetista experiente

Re: Egoísmo

Mensagempor indiazinha em 26 Jul 2010, 10:57

Putz...tem coisas que são emprestáveis..e outras nem tanto.
Eu não gosto de emprestar roupas, mas já emprestei...não gosto porq a roupa comprei pra mim, é meu número, meu tamanho e dificilmente depois q empresto a bicha volta como era antes... Já aconteceu isso comigo algumas vezes.
Mas tem coisas q eu empresto numa boa..com a etiqueta dos 3 Vs...vai e volta voando. rsrs
Coisas q costumo emprestar por exemplo: livros, acessórios, dvds..
Eu acho importante ter desapego sim...ainda mais com brinquedos quando se é criança. Por isso acho ruim ter filho único.
Agora tem coisa q não se empresta mesmo.
“Nunca brinque com um Peixes de ascendente Escorpião”
indiazinha
Equipe Sem-Teto
Equipe Sem-Teto

Mensagempor Lua em 26 Jul 2010, 11:17

Eu acho importante irmão para a criança aprender a dividir atenção, amor, sentimentos... Objetos não. Nem forçarei isso aos meus filhos. Se ela não quer emprestar uma boneca, não empreste. Adultos tem a mania de diminuir os desejos infantis. Deve ser tenebroso você ter que emprestar uma boneca para sua irmã, prima, amiga, só pq sua mãe mandou. Não acho certo, é como se o filho não tivesse direito a individualidade.
Eu vou falar numa boa se na escola tiver essa bobagem de dia da troca que se meu filho não quiser participar eu apóio. Imagina se na empresa tivesse o dia da troca e a gente tivesse que trocar um objeto bem importante... uó!
Acho que o ato de emprestar é muito particular e tem que vir do coração. Vc não se importa de emprestar livros, mas emprestaria para alguém só pq uma pessoa mandou? Tendeu?
"Quando as pessoas concordam comigo tenho sempre a impressão de que estou errado" Oscar Wilde
Lua
Sem-tetista experiente
Sem-tetista experiente

Mensagempor indiazinha em 26 Jul 2010, 11:52

Ahhh sim, na verdade tudo que é forçado é terrível mesmo.
Mas na escola, as crianças não são forçadas. Na verdade há uma conversa, explicações da importância de haver a troca de brinquedos. Até ai eu acho normal, mas se a criança esperneia e chora, não há forçação de barra não.
Só que se ele quiser o brinquedo de alguem(e geralmente eles queriam), era ai q a gente conversava pra faze-lo entender que se ele quer o brinquedo de alguem, tem q dividir o dele tb. Pelo menos na escola q trabalhei como auxiliar.
Eu acho isso tranquilo... mas objetos que não estão na minha escala de emprestáveis...eu acho uó mesmo.
indiazinha
Equipe Sem-Teto
Equipe Sem-Teto

Mensagempor Amiguinha em 28 Jul 2010, 23:17

Meus DVD's, e CD's de jeito nenhum! ai de quem deixar a digital neles! FICO LOUCA!!!! até com os cd's piratas....

livros, roupas, acessórios, maquiagem.... sem grilos....
algumas coisas mega caras fico meio nervosa... mas empresto sem grilos....

qd pego algo, procuro devolver em melhor estado q estava qd emprestei....
odeio qd minhas coisas voltam detonadas!!!!
Mas não tenho problemas não....
tenho irma do mesmo tamanho, 2 anos mais nova... prima 1 ano mais nova.... sempre vivi no meio de crianças... entao desde pequena a gente aprende a dividir.... atenção, brinquedo, roupa... tudo.....
não soffro desse mal!
“Faço parte dos Xmen's q tiveram "mutaçao" e caíram na real de algumas coisas mais rápido q os humanos mortais o q faz com q nos afastemos do mundo!!” By LK
Amiguinha
Sem-tetista insistente
Sem-tetista insistente

Mensagempor cobra grande em 29 Jul 2010, 00:02

Não empresto nada, a não ser que seja para meus filhos, e mesmo assim com dois "V"s, vai e volta, tô falando de coisas materiais, pq se for din din e o filho[a] pedir por necessidade, não cobro nem a pau. Meu pai ja fez muito por mim e quero fazer o mesmo para minhas crias. :-emo020

:-emo016 :-emo016 :-emo016
~~~COBRA GRANDE~~~

Imagem
ImagemHora/Temperatura em SP
cobra grande
Sem-tetista experiente
Sem-tetista experiente

Mensagempor Lua em 29 Jul 2010, 09:29

Pois é, esse lance que a Amiguinha falou de ter irmã com idade próxima deve ser diferente mesmo. Eu tenho um irmão oito anos mais novo que eu, portanto não dividimos nada material. Tive primas e sempre brigava por causa de minhas coisas. Característica total minha, desde sempre.
Hoje casada sofro com meu marido emprestando tudo que é trem lá de casa. Ai que raiva!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ele foi acostumado diferente e tem outra relação com o irmão dele. Esse lance de DVD (mesmo pirata) eu fico pra morrer. Ele empresta até mesmo os que eu nunca vi. Olha que diferença, minha mãe as vezes me pede um filme emprestado, eu compro um DVD, copio e dou para ela. Simples. Assim ela tem o dela e eu o meu.
O egoísmo não é uma característica bem vista pela sociedade, mas assumo que sou. Não sou mesquinha, dou presentes e compro novo o que a pessoa quer emprestado, só não peça o que é meu, isso não.
Lua
Sem-tetista experiente
Sem-tetista experiente

Mensagempor Fadinha em 29 Jul 2010, 12:45

Console-se, Lua, meu ex-marido emprestou vários discos meus que nunca mais vi, inclusive entre os preferidos... :x :-emo010

Eu sou filha única, nada acostumada a dividir. Cada um com as suas coisas! Simples assim... heheh

Pena que os outros perturbem essa paz! :-emo010
"Não penso muito, logo, talvez não exista."
Fadinha
Equipe Sem-Teto
Equipe Sem-Teto

Mensagempor Lua em 29 Jul 2010, 12:56

Pois é, Fadinha, mas ser egoísta é feio rssss. Não que eu ache, mas é o que todo mundo pensa. Estranho isso de ter que dividir, né? Meu marido conta que quando era pequeno (ele e o irmão tem pouca diferença de idade) não havia brinquedo de um e de outro, era tudo dos dois. Ele como é mais novo acabava sendo prejudicado, pois o irmão tomava posse do que era melhor. Ele contou que uma vez ganharam o He-man e o Esqueleto. Tudo dos dois (aham), mas o irmão mais velho e mais forte sempre brincava com o He-man e o pobrezinho tinha que ficar com o Esqueleto. Acho errado.
Minha criação sempre foi de respeito às minhas coisas, meu cantinho. Minha mãe desde que eu tinha uns 5 anos batia na porta do quarto antes de entrar, perguntava se podia pegar algo meu e respeitava totalmente minhas decisões sobre o que emprestar e para quem.
Lua
Sem-tetista experiente
Sem-tetista experiente

Mensagempor Fadinha em 29 Jul 2010, 13:09

Acho que isso tem de ser valorizado mesmo, faz parte do desenvolvimento da individualidade.

Mas outro dia parei pra pensar... Com dois irmãos ou duas irmãs mais ou menos da mesma idade, acho que até cuecas e calcinhas entram na roda, né? Como vai saber o que é de um ou de outro?? :-emo010
Fadinha
Equipe Sem-Teto
Equipe Sem-Teto

Mensagempor Lua em 29 Jul 2010, 13:25

Tenho duas primas com idade bem próximas também. Nossa, era um inferno esse tipo de coisa. Brigaram da infância até hoje. Na adolescência o pai comprava roupas que servissem para as duas, para economizar acredito, e saía até tapa. Acho que os pais tem que administrar e separar bem o que é de cada filho e ensinar cada filho a cuidar também.
Lua
Sem-tetista experiente
Sem-tetista experiente

Mensagempor princesa em 30 Jul 2010, 08:41

Eu não empresto e não peço nada emprestado... simples assim... nunca tive esse costume em casa...

Não vejo necessidade... se eu quero algo, vou lá e compro, baixo da internet, essas coisas.

E não me considero egoísta. Sou até bem altruísta, daquelas que mais gostam de dar presentes e agrados e fazer as coisas pelas pessoas... acho que esse tipo de coisa dá mais resultado do que simplesmente emprestar. Se pedem um favor, eu faço, se tiver possibilidade e disponibilidade e achar que aquela pessoa não está abusando da minha boa vontade. Se percebo que tem golpe, polidamente eu digo NÃO. Acho que se pode ser bom sem ser enganado e passado pra trás, como vejo acontecer muito por aí. Mas isso só veio com o tempo, aprendendo de tanto levar na cabeça.
That's all, folks!
Visitem o meu blog: http://vaneconstance.zip.net/
princesa
Sem-tetólatra de corpo e alma
Sem-tetólatra de corpo e alma

Mensagempor Tupiniquim em 30 Jul 2010, 16:30

Eu não empresto e não peço nada emprestado... simples assim... nunca tive esse costume em casa...

:-emo020
Some say the world will end in fire,
Some say in ice.
From what I’ve tasted of desire
I hold with those who favor fire.
But if it had to perish twice,
I think I know enough of hate
To say that for destruction ice
Is also great
And would suffice (Robert Frost)
Tupiniquim
Sem-tetista insistente
Sem-tetista insistente

Re:

Mensagempor Avatar em 30 Jul 2010, 22:45

Aqui em casa também não fomos incentivados a pegar nada emprestado. Daí, acredito, decorre a relutância que tenho em emprestar minhas coisas. Só o faço para pouquíssimas pessoas, selecionadas, e apenas para determinados objetos.
"O meu lugar é cercado de luta e suor, esperança num mundo melhor e cerveja para comemorar." (Arlindo Cruz)
Sem-tetista inocente
Sem-tetista inocente

Mensagempor Lara em 31 Jul 2010, 19:40

A minha família é bem grande e éramos muito pobres, o que poderia implicar, como disseram, no empréstimo de roupas e sapatos. Mas nunca tivemos o hábito de emprestar nada. E ai de quem pegasse sem avisar :x

Eu não gosto de emprestar livros, porque geralmente eles não voltam. Mas empresto os que não gostei tanto, e entrego para Deus. Se não voltarem, tudo bem. O mesmo com DVDs.

Mas, sinceramente, hoje não me incomoda muito nada disso. A única coisa que não gosto que relem a mão é meu carro. Nem manobrista.

Entendo o ponto de vista do "altruísmo", Lua. E isso eu pratico de outras maneiras: contribuindo com um abrigo de idosos há anos; ajudando pessoas a comprar coisas que necessitam (já paguei máquina de lavar para um copeira da empresa); dando presentes para quem eu gosto, sem pensar muito em preço (normalmente meus presentes são caros), e mesmo sem data especial - exemplo: a recepcionista da empresa foi promovida a secretária e eu vou dar para ela um terninho de secretária :D pela promoção. E nem é uma pessoa que seja minha amiga. Mas acho que será divertido vê-la contente.

Agora, emprestar...não mesmo. Outro dia uma colega do trabalho pediu emprestada uma rosa de crochê que eu uso de broche. É linda, todo mundo elogia. Disse ela que ia levar para a avó copiar. Eu já fiquei imaginando a minha linda rosa toda desmanchada. Disse um "nem pensar" sem remorso. Mas não pensei duas vezes: comprei uma igual para ela e dei de presente.

Sei lá, entre emprestar e dar de presente, fico com a segunda opção.
Lara
Sem-tetista insistente
Sem-tetista insistente

Mensagempor Lua em 02 Ago 2010, 11:19

Ufa! Ainda bem que não sou só eu rssss.
O ato de emprestar e não ser apegado é um conceito que a sociedade coloca como lindo e quem não pratica acaba saindo como feio na história.
Lua
Sem-tetista experiente
Sem-tetista experiente

Mensagempor Fadinha em 02 Ago 2010, 12:33

Lindo é pegar emprestado e devolver, coisa raaaaaaaaaaaara...

Já penei por causa de livro emprestado. Alguns nunca mais vi, nem a pessoa nem o livro. Outros, vi na estante de uma amiga e ela teve a cara de pau de dizer que eram dela. Outros, aqueles de cabeceira, de estudo mesmo, emprestei, a digníssima não leu, enfiou num mafuá e nem lembrava que tinha pego...

Enfim, a burra aqui continua emprestando, mas depois cobro até pegar de volta.
Fadinha
Equipe Sem-Teto
Equipe Sem-Teto

Mensagempor indiazinha em 02 Ago 2010, 16:52

Po...eu ja emprestei livros...e ja pedi tb emprestado. Sempre me devolvem e eu tb devolvo sempre. :D
Vejo mal nisso não...foda é emprestar e nunca mais ver..ou voltar todo zuado. Isso me irrita mesmo..mas ai vc descobre pra quem nunca mais empresatar. :D rsrs
indiazinha
Equipe Sem-Teto
Equipe Sem-Teto

Mensagempor O poeta ! em 06 Ago 2010, 22:45

Depende da pessoa e depende do que vai ser emprestado, se o objeto não é mais de uso cotidiano e já estou desapegado, então eu até dou... Se é relativamente novo, não empresto..
O poeta !

Voltar para Relacionamentos